Results for 'Edmarcius Carvalho Novaes'

1000+ found
Order:
  1.  20
    A invenção do tempo.Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Eunice Maria Nazarethe Nonato & Edmarcius Carvalho Novaes - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1863-1876.
    A obra em questão, Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo, de Byung-Chul Han, nascido na Coreia e radicado na Alemanha, onde é professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim, se trata de uma reflexão filosófica acerca das questões que envolvem o paradigma digital contemporâneo atrelado à problemática do tempo, e, mais propriamente, acerca do ato natural de fechar os olhos ante a coação permanente pelo visual, pela vigilância. O ensaio de Byung-Chul Han está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Contribuição de Hannah Arendt à tradição republicana: liberdade e vida do espírito.Adriana Carvalho Novaes - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):138-148.
    Este artigo tem por objetivo, a partir da retomada da crítica neorrepublicana à ideia de liberdade política de Hannah Arendt, esclarecer o significado da liberdade para a autora e sua contribuição para a retomada do republicanismo, a saber, por uma teoria da liberdade ampla, fundamentada no cultivo das atividades espirituais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  54
    Proceedings from the IV Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (IV BRISPE): Goi'nia, Brasil. 17-18 November 2016. [REVIEW]A. S. C. Abreu, H. S. Selistre-de-Araujo, D. Guilhem, M. R. C. G. Novaes, N. R. A. Silva, M. Palácios, P. G. Camacho, M. Russo, A. Abreu, S. Cruz-Riascos, L. V. R. Rezende, A. C. Quintela, J. Leta, E. Damasio, H. H. Caiaffa Filho, R. M. Catarino, A. A. B. Almodóvar, A. P. Vicentini, B. C. Machado, M. M. Sorenson, J. R. Lapa E. Silva, A. Palma, R. M. V. R. Almeida, E. H. Watanabe, D. Foguel, S. M. R. Vasconcelos, C. A. Guimarães, A. Schtscherbyna, J. C. Amaral, H. G. Falcão, F. R. Mota, S. C. Bourguignon, R. Kant de Lima, S. Liskauskas, M. C. Cassimiro, J. Araújo, A. S. Carvalho, M. Patrão Neves, F. M. Litto, M. D. P. Silva, L. S. Gracioso, A. C. Furnival, P. M. Lourenço, V. Ronchi, M. M. M. Machado, R. Amaral, M. D. Ribeiro, R. Neves, V. C. Garbocci, M. Fontes-Domingues, P. Biancovilli, R. T. Souza, P. V. S. Souza, D. C. Machado, C. C. Santos, A. M. Gollner, H. S. Pinheiro, G. A. Fófano, A. A. P. Santa Rosa, C. H. Debenedito Silva, A. M. M. Soares, M. M. P. Diós-Borges, E. Duarte & Gar - 2017 - Research Integrity and Peer Review 2 (Suppl 1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Valores na ciência e a perspectiva ecológica do conhecimento científico.Eros Carvalho - 2024 - In César Meurer (ed.), Ciência: epistemologia e ensino. Rio de Janeiro: Editora do PPG Filosofia da UFRRJ. pp. 250-281.
    A ideia de que a ciência — ou ao menos as atividades científicas que são consideradas as mais essenciais para a ciência — deve ser livre de valores é bastante difundida. Neste capítulo, vou discutir essa tese, normalmente entendida como um ideal de ciência. Na primeira seção, introduzo alguns conceitos e distinções que são importantes para entender essa tese, como a diferença entre valores cognitivos e não-cognitivos. Na segunda seção, discuto o papel dos valores na seleção de problemas e na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    A universidade e uma nova hegemonia.Tatiana Carvalho - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 276.
    Reflete-se aqui sobre o papel da Universidade na atual sociedade capitalista. Elateria a capacidade de difundir a concepção de mundo das classes trabalhadoras, contribuindo para a construção de uma outra sociedade, ou ela seria mais um instrumento de reprodução das sociedades capitalistas Existe um conflito contínuo entre essas duas propostas, que se tenta apresentar com base na discussão gramsciana sobre seus conceitos fundamentais, buscando-se compreender a realidade brasileira atual neste contexto. Procura-se também abordar o debate sobre a Universidade no Brasil, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    Editorial: Boas novas na Filosofia da UFPI!Helder Buenos Aires de Carvalho & José Elielton de Sousa - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):1.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Velhas e novas direitas: a atualidade de uma polêmica - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1075.Pedro Carvalho Oliveira - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.Dante Carvalho Targa - 2023 - Griot 23 (2):210-226.
    A filosofia ambiental surge na década de 1970 movida pelo ímpeto de reflexão sobre a iminência de uma crise ecológica e suas causas mais profundas. E a questão central que motivou os trabalhos pioneiros neste campo foi a crítica ao centramento humano em termos de valor moral, isto é, a assunção de que o _homo sapiens_ constitui o único _locus_ de valor frente às demais espécies e à natureza mais que humana como um todo. A demanda por uma nova ética, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    Princípio pluralista e literatura: novas possibilidades de existência.Luis Fernando De Carvalho Sousa - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):93-108.
    A presente discussão pretende relacionar a temática da literatura de Lourenço Mutarelli, a filosofia de Deleuze e Guattari com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes nas obras de Mutarelli com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará as obras: O Natimorto; Nada me faltará e O cheiro do ralo visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    A Filosofia Foucaultiana: Um Convite À Experiência de Pensamento (Auto)Crítico.Renato Carvalho de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):103.
    Michel Foucault desafia qualquer tentativa de ser reduzido a definições simplistas. Fazer uma saudosa memória por ocasião dos 40 anos de sua morte não pode se resumir a uma apresentação estática de sua vida e obra. É imperioso ressaltar o vigor, o dinamismo interno de seu pensamento filosófico. A filosofia de Foucault é um sincero convite dirigido a todos nós para fazermos uma verdadeira experiência de pensar, a voltar-nos para nós mesmos para refletir criticamente sobre as formas de poder pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  7
    Estaremos Prontos Para a Escuta Das Crianças?Ricardo Frias, Daylane Diniz & Nális Carvalho - 2023 - Childhood and Philosophy 19:01-21.
    Este texto parte de inquietações em torno da prática filosófica com crianças e da escuta que ocorre em algumas comunidades de investigação filosófica (Sharp, 1987; Mendonça & Carvalho, 2018) em contexto escolar. Pensamos nas certezas com que nos movemos nestes espaços e como momentos imprevisíveis podem interromper esses caminhos (aparentemente) seguros, possibilitando novas formas de educar. Esses “momentos críticos” (Haynes & Murris, 2012) surgem a partir da escuta das vozes de crianças e transformam a forma como o educador-investigador-facilitador se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Meu pai, o guru do presidente: a face ainda oculta de Olavo de Carvalho.Heloisa de Carvalho - 2020 - Curitiba, PR: Kotter Editorial. Edited by Henry Bugalho.
    Em poucos anos, Olavo de Carvalho, figura obscura, sem projeção e sem qualquer reconhecimento acadêmico, passa a ocupar o centro do poder político brasileiro. Considerado o guru ideológico do governo Bolsonaro, é responsável pela indicação de pelo menos dois ministros e vem sendo o mentor intelectual de vários ocupantes de cargos na administração e na política. Olavo simboliza hoje os contraditórios valores conservadores brasileiros e, no passo disto, instiga algumas das mais destrutivas estratégias na guerra cultural que ele e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Uma autobiografia da razão: a matriz filosófica da historiografia da cultura de Joaquim de Carvalho.Paulo Archer de Carvalho - 2015 - Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Corria o ano de 2007 quando o jornalista britânico Peter Trickett publicou na Austrália um livro no qual atribuía a descoberta da Austrália ao português Cristóvão de Mendonça, ainda durante a primeira metade do século XVI. Já nos anos setenta do século XX tinha havido uma acalorada discussão entre historiadores acerca da eventual descoberta da Austrália por portugueses, mas o assunto tinha ficado adormecido durante algumas décadas. Quando em 2008 se publicou, em Portugal, Para Além de Capricórnio. Como os navegadores (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Mit Kant gegen Kant. Fichtes Anschauungsbegriff in der Wissenschaftslehre nova methodo.M. Jorge de Carvalho - 2021 - In Violetta L. Waibel (ed.), Die Rolle von Anschauung und Begriff bei Johann Gottlieb Fichte: mit Kant über Kant hinaus. Berlin: Duncker Und Humblot.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Lavoisier e a sistematização da nomenclatura química.Regina Simplício Carvalho - 2012 - Scientiae Studia 10 (4):759-771.
    Lavoisier sistematizou a nomenclatura química com base na Lógica de Condillac, e ambos os autores foram inspirados por John Locke. Atacou persistentemente a teoria flogística até a sua derrocada e conseguiu a adesão de vários cientistas a sua teoria do oxigênio. O uso da nova nomenclatura química implicava a aceitação dessa última teoria. Escreveu várias obras, entre elas Méthode de nomenclature chimique e Traité élémentaire de chimie, nas quais divulgou a nova nomenclatura química por toda a Europa. Assumindo que a (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  4
    Entre a razão E a experiência: Ensaios sobre tecnologia E modernidade.Keyliane Carvalho Lima - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (19):73-86.
    O autor da coletânea de ensaios, Andrew Feenberg, nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 1943. Filho de um proeminente físico teórico esteve desde muito cedo em contato com a ciência, com cientistas e com os aparatos técnicos por eles utilizados. Os seus interesses nas áreas de humanidades levaram-no a trilhar a formação em filosofia. Graduou-se na Universidade de John Hopkins em 1965, obteve o título de mestre em 1967 na Universidade da Califórnia em San Diego. Mudou-se para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Giordano Bruno: o uno e o múltiplo.Jairo Dias Carvalho - 2007 - Princípios 14 (22):205-219.
    Nosso objetivo é compreender que figura de imanência a filosofia de Giordano Bruno constrói. Interessa-nos compreender como Bruno naturaliza Parmênides, ou como medita de forma diferente de Plotino o poema parmenidiano. Em Bruno vemos aparecer um componente que será precioso na determinaçáo positiva da idéia de imanência: a compreensáo de que náo há um fora radical à natureza. Bruno também criticará Scoto e sua figura da univocidade relacionada a um conceito neutro produzindo uma nova imagem da univocidade. Podemos interpretar Bruno (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    A lógica como diálogo.Marly Carvalho Soares - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1081-1096.
    O objetivo deste artigo é analisar a Lógica do Discurso na obra de Éric Weil, bem como relacionar os diversos discursos já feitos na história da filosofia na tentativa de apresentar um a nova maneira de ser, de compreender, de falar e de agir. Estes discursos se manifestam como aceitação do absoluto - optando pela racionalidade, ou como recusa ao diálogo - optando pela violência. Esta lógica pretende superar as demais lógicas articuladas na história.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Reforma do Estado, descentralização e desigualdades.Celina Souza & Inaiá M. M. De Carvalho - 1999 - Lua Nova: Revista de Cultura e Política 48 (48).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  10
    O ENSINO EaD E A PANDEMIA: desafio das práticas docentes no uso das plataformas digitais no ensino superior.Fernanda Antonia Carvalho Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esse artigo trata de uma revisão de literatura sobre uma temática muito discutida atualmente no meio educacional: o ensino à distância durante a pandemia do Novo Coronavírus. O objetivo é trazer para o debate os resultados das pesquisas de autores recentes sobre a temática. Para isso, usou-se a metodologia de busca por repositórios e plataformas como Google Schollar, Mendeley, Scielo, entre outras a fim de filtrar autores mais recentes que publicaram sobre esse tipo de tema e tentar entender os desafios (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    O anti-realismo na filosofia da física de Werner Heisenberg: da potentia aristotélica ao formalismo puro.Vinicius Carvalho da Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):109-120.
    Qual a Filosofia da Natureza que podemos inferir da Física Contemporânea? Para Werner Karl Heisenberg, prêmio Nobel de Física de 1932, a ontologia da Ciência Moderna, estruturada no materialismo, no mecanicismo e no determinismo já não pode servir de fundamento para a nova Física. Esta requer uma nova base ontológica, onde o anti-realismo, seguido de um formalismo puro, aparece como o princípio basilar de uma nova Filosofia Natural.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    A Distorção Neoliberal Do Pensamento Econômico de Adam Smith Segundo Noam Chomsky e Amartya Sen.Édil Carvalho Guedes Filho & Wesley Heleno de Oliveira - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):74-93.
    Adam Smith é considerado um dos fundadores do liberalismo clássico. Ele é apresentado, com razão, como o organizador da nova ciência da economia, que tem por objetivo compreender, prover e maximizar as riquezas e os confortos de uma sociedade. Descreveu em certa medida uma nova sociabilidade engendrada nas transações econômicas, emergindo a partir disso uma sociedade comercial, materialmente próspera dentro da ordem política. A riqueza advém da oportuna e correta divisão do trabalho. O trabalho se vê e se faz, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  25
    A emersão do homo friabilis: subjetivação em tempo de cleptoafetividade.Alexandre Filordi de Carvalho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):591-616.
    Resumo: O artigo investiga a seguinte hipótese: o homo friabilis tem se tornado uma nova condição para a compreensão humana emergente da experiência contemporânea. O homo friabilis é uma experiência de fragmentação, no sentido de friável, ou seja, aquilo que se fragmenta facilmente, esboroa-se, ou em sua aquisição mais figurativa, desagrega-se. Para tanto, parte-se de uma questão teórica situada por Deleuze e Guattari em Mil Platôs acerca da complexa relação da potência-impotência do poder na produção de subjetivação. Ver-se-á que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Edmundo Balsemão Pires, Esquemas Culturais: Uma abordagem Conceptual da Cultura, Novas Edições Acadêmicas, 2020, ISBN: 978‑ 620 0 79425 3. 144 pp. [REVIEW]Cláudio Alexandre S. Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):497-501.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    A historicização da física e uma nova dimensão da história: o tempo na visão de Ilya Prigogine e de Reinhart Koselleck - doi: 10.4025/dialogos.v19i2.1080. [REVIEW]Rodrigo França Carvalho - 2015 - Dialogos 19 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Como teria lido, Aristóteles, os 'Exercícios Espirituais? A leitura de 'De Anima' II 7-12 por Francisco de Toledo, Francisco Suárez e Manuel Góis. [REVIEW]Mário Santiago De Carvalho - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):411-432.
    Como é que três eminentes Jesuítas comentadores de Aristóteles poderiam ler o método concebido por Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, denominado “aplicação dos sentidos” externos? A resposta a esta hipotética questão, absolutamente inédita, será dada em três passos. Começando com a doutrina dos sentidos e tocando na passagem da ontologia para a semiótica, atender-‑se-‑á ao aparecimento do mundo – mediante uma segunda passagem, da psicologia para a cosmologia – em que o lugar do ser humano, entendido no espaço de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    Formalização e axiomatização de provas ontológicas.Vinícius Carvalho da Silva - 2019 - Perspectivas 2 (2):83-113.
    Kurt Gödel foi um dos maiores matemáticos do século XX, com contribuições para a lógica e também para o campo da cosmologia à partir da elaboração de soluções para as equações de Einstein. Como filósofo, Gödel dedicou-se à lógica e aplicou-se à axiomatização não formal de uma prova ontológica. Benzmüller e Woltzenlogel Paleo desenvolveram, por meios computacionais, uma formalização do sistema axiomático gödeliano. O trabalho pode abrir novas perspectivas para a aplicação de técnicas das ciências da computação no campo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    Crítica e Ontologia no Tractatus. Algumas observações a partir de “A essência da proposição e a essência do mundo”, de L. H. Lopes dos Santos. [REVIEW]Marcelo Carvalho - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):27-36.
    Resumo:Este artigo discute a leitura que faz o estudo introdutório de Luiz Henrique Lopes dos Santos (1992) dos aforismos iniciais do Tractatus. Tal leitura vê, nesses aforismos iniciais, as consequências ontológicas de um argumento transcendental cuja premissa é a concepção de figuração desenvolvida nos aforismos subsequentes. Em contraste com essa leitura, aqui é defendido que se possa entender esses aforismos iniciais como uma investigação de toda normatividade, explicitando o vínculo entre necessidade e totalidade. Assim se aponta para uma nova perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    Técnica e Inteligência Artificial: O debate entre J. Searle e D. Dennett/Technique and Artificial intelligence: the debate between J. Searle and D. Dennett. [REVIEW]Wellistony Carvalho Viana - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):70.
    O debate entre J. Searle e D. Dennett acerca da possibilidade técnica de uma Inteligência artificial gira em torno de uma única questão: estados mentais expressam algo intrínseco, privado e subjetivo, experimentado em primeira-pessoa ou não passam de entidades obscurantistas, frutos da ignorância e, em princípio, reduzíveis à objetividade científica da neurociência? Searle defende a primeira tese, enquanto Dennett argumenta pela segunda. O texto expõe a posição de Dennett, a crítica de Searle e se direciona para uma nova solução, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    O fim da filosofia na modernidade com o surgimento da hermenêutica heideggeriana/The end of philosophy in modernity with the rise of heideggerian hermeneutics.Wellington Lima Amorim & José Roberto Carvalho da Silva - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (7):113.
    Para Heidegger, a filosofia até então fora metafísica e enquanto tal chega a seu acabamento na era tecnológica, ou seja, a modernidade atinge seu auge com a inauguração da autonomia das ciências particulares pela linguagem cibernética. O filósofo chama a atenção para um pensamento capaz de pensar além da metafisica e da essência da técnica que tem dominado a compreensão do habitar humano no mundo. Redescobrir um pensar que não seja nem metafísico nem técnico é o que Heidegger chama de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Mediação Teoria e Práxis e a Formação Continuada.Rafael Carlos Queiroz, Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:98-119.
    Desde seu início, em 2020, a pandemia da Covid-19 acarretou diversos desafios no cotidiano. No campo da educação não foi diferente, pois os educadores precisaram repensar concepções mais amplas da formação continuada. Nesse contexto, o estudo procura analisar os desafios e as possibilidades para a formação continuada de profissionais da educação na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica. Para isso, fundamenta-se na teoria de Jürgen Habermas por meio de duas concepções: a racionalidade comunicativa e a mediação teoria e práxis. Nesse processo, tomamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Análise dos conceitos de inacabamento freiriano E crescimento deweyano para a infância em processo formativo.Leoni Maria Padilha Henning & Andressa Coelho Righi de Carvalho - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):297-318.
    Este trabalho parte de algumas considerações das perspectivas antropológicas de Paulo Freire e John Dewey, tomando o primeiro autor como um leitor do segundo, pelo menos por via indireta através de Anísio Teixeira, focalizando basicamente duas noções fundamentais: o inacabamento freiriano e o crescimento deweyano. Discutindo detalhes e consequências teóricas desses conceitos para a educação, utilizamos as críticas dos autores em relação à educação bancária e/ou tradicional para apresentar os argumentos que foram elaborados em favor de uma nova educação. Foi (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    La musique populaire brésilienne : entre idéologie et utopie.Cecília Maria Gomes Pires & Frederico Lyra de Carvalho - 2023 - Rue Descartes 104 (2):87-103.
    « Dans cet article, nous tenterons d’interpréter la notion controversée de musique populaire brésilienne en tant que concept porteur d’un contenu à la fois utopique et idéologique, en nous appuyant sur le concept d’idéologie dans la pensée de Marx et d’Adorno, ainsi que sur une intuition du philosophe brésilien Vladimir Safatle. Notre hypothèse est la suivante : la musique populaire brésilienne, portée par un mouvement dialectique, a changé de paradigme tout au long du xx e siècle, avec la samba, la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    Filosofias do tempo: circularidade, sujeito e objetivação.Victor Leandro Silva & Daniel Richardson de Carvalho Sena - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):103-117.
    O presente artigo visa discutir a problemática filosófica do tempo a partir das perspectivas dos filósofos Empédocles e Kant, enfatizando o caráter cíclico do primeiro e as condições subjetivas de realização da temporalidade do segundo. Com isso, pretende-se não somente enfatizar a acuidade organizativa de seu conceito, como também verificar de que modo esses aspectos dialogam com expressões significativas temporais da contemporaneidade, em que se destaca o pensamento do filósofo francês Bernard Stiegler, para quem as mudanças socioeconômicas são de relevância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A refutação da representação poética na estruturação da cidade.Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite & Hernani Veloso Carvalho - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):32-51.
    Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  7
    A memória do Itarendá ressignificando novas territorialidades.Evilania Bento da Cunha & Rosilene Cruz de Araujo - 2018 - Odeere 3 (5):25.
    O presente Relato é resultado dos estudos na disciplina Antropologia Visual, ministrada pelo professor Dr. Flavio Leonel no Programa de mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Diante da fundamentação teórica apreciada durante a disciplina pensamos discutir o conceito de memória apresentado por Paul Ricoeur, em que o autor baseia-se em duas perguntas: de que há lembrança? De quem é a memória? Podemos atribuir a esses questionamentos a passagem de paradigma: do fato (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Perception, attention and demonstrative thought: In defense of a hybrid metasemantic mechanism.Felipe Nogueira de Carvalho - 2020 - Manuscrito 43 (2):16-53.
    Demonstrative thoughts are distinguished by the fact that their contents are determined relationally, via perception, rather than descriptively. Therefore, a fundamental task of a theory of demonstrative thought is to elucidate how facts about visual perception can explain how these thoughts come to have the contents that they do. The purpose of this paper is to investigate how cognitive psychology may help us solve this metasemantic question, through empirical models of visual processing. Although there is a dispute between attentional and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Sintonizando com o mundo: uma abordagem ecológica das habilidades sensoriomotoras.Eros Carvalho - 2020 - In Giovanni Rolla & Gerson Araújo Neto (eds.), Ciência e Conhecimento. Teresina: pp. 81-108.
    In this chapter, I put forward and sustain an articulation of the notion of bodily skill based on ecological psychology, and I show how it is relevant for the debate between Dreyfus and McDowell about skillful coping and also for the debate about whether know-how is reducible or not to propositional knowledge. The right metaphor to understand bodily skills is not the computer metaphor but the radio metaphor. These skills result from a process of organism attunement to its environment.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  40.  5
    Atas do Colóquio José Ortega y Gasset.José Maurício de Carvalho (ed.) - 2003 - São João del-Rei, MG, Brasil: Universidade Federal de São João del Rei.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  6
    Filosofii︠a︡ta v krai︠a︡ na XX vek: besedi s Pol Rikʹor, Richard Rorti, Enrike Di︠u︡sel, Rikhard Viser..Ivanka Raĭnova - 1995 - Pleven: Izd-vo EA.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Teoria do Conhecimento e Educação no Pensamento de Jean-Jacques Rousseau.Manoel Carvalho - 2017 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará
    The initial problem which motivated the writing of this thesis arose from reading of Emile by Rousseau. In this work, it was possible to detect the influence of different theoretical approaches, such as rationalism and empiricism, inspiring the development of the educational plan designed by Rousseau for his imaginary student (Emile). The very core question of the present thesis regards to whether there was a theory of knowledge pertaining to Rousseau’s philosophical thinking and, if so, how it was related to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  43. Economia criativa: Conceito E relação com O direito.Victor M. Barros de Carvalho, Anderson S. S. Lanzillo & Patrícia Borba Vilar Guimarães - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    ECONOMIA CRIATIVA: CONCEITO E RELAÇÃO COM O DIREITO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  47
    Falibilismo E a falácia de contrafactuais epistêmicos segundo Stephen Hetherington.Sérgio Luís Barroso de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):53-61.
    Stephen Hetherington é um dos mais proeminentes epistemólogos a defender que é possível ter conhecimento segundo as condições de crença verdadeira e justificada, apesar dos contraexemplos elaborados por Edmund Gettier. Ele fundamentou sua perspectiva no pressuposto de falibilidade do conhecimento e naquilo que ele chamou de "falácia de contrafactuais epistêmicos", segundo a qual não se deve assumir impossibilidade do conhecimento factual apenas em virtude da sua impossibilidade contrafactual - o que é reiterado por Anthony Booth. As críticas apresentadas por Brent (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Temas filosóficos.José Geraldo Vidigal de Carvalho - 1982 - Ouro Preto-Minas Gerais: Impr. Universitária, UFOP.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  55
    Continuous Deep Sedation in End-of-Life Care: Disentangling Palliation From Physician-Assisted Death.Tito B. Carvalho, Mohamed Y. Rady, Joseph L. Verheijde & Jason Scott Robert - 2011 - American Journal of Bioethics 11 (6):60 - 62.
    The American Journal of Bioethics, Volume 11, Issue 6, Page 60-62, June 2011.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  47.  11
    Music Influences Hedonic and Taste Ratings in Beer.Felipe Reinoso Carvalho, Carlos Velasco, Raymond van Ee, Yves Leboeuf & Charles Spence - 2016 - Frontiers in Psychology 7.
  48.  25
    Using sound-taste correspondences to enhance the subjective value of tasting experiences.Felipe Reinoso Carvalho, Raymond Van Ee, Monika Rychtarikova, Abdellah Touhafi, Kris Steenhaut, Dominique Persoone & Charles Spence - 2015 - Frontiers in Psychology 6.
  49. Entre Eternidade e Tempo: Ciência e Narrativa (Em Torno das Ideias de Cultura, Tradição e Progresso).Eurico Carvalho - 2010 - In Maria Manuel Araújo Jorge (ed.), Porque nos interessa a Filosofia? Lisboa: pp. 243‑279.
  50. Teoria da Mente: a alma humana em busca de si mesma.L. A. V. Carvalho & S. Fuks - 1997 - In John Cottingham (ed.), Descartes. New York: Oxford University Press. pp. 201-215.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000